Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4227
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida Neto, Raimundo Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T23:06:48Z | - |
dc.date.available | 2025-07-10T23:06:48Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4227 | - |
dc.description.abstract | O presente tema “Cultura Digital na BNCC: Desafios e oportunidades de Tecnologias da Educação em História do 9o. ano da Educação Básica no Amazonas”, busca conhecer quais os Desafios e Oportunidades das Tecnologias da Educação em História do nono ano da Educação Básica, no Amazonas. O objetivo geral é analisar a Cultura Digital na BNCC identificando os desafios e oportunidades de Tecnologias da Educação para o ensino de História no 9o. ano da Educação Básica, no Amazonas. Para alcançar o objetivo proposto, propomos os seguintes objetivos específicos: abordar o problema da Cultura Digital e das Tecnologias da Educação teoricamente, articulando a discussão teórica com a abordagem da BNCC; conhecer as especificações das Tecnologias da Educação em História do 9o. ano da Educação Básica, observando as diretrizes da BNCC; e identificar as principais vulnerabilidades e potenciais de desenvolvimento de tecnologia da educação no ensino de história para o 9º ano da Educação Básica, no Amazonas. Metodologicamente, trata-se de uma análise documental. Nos resultados, observa-se que há uma nova compreensão que deve ser conferida à Competência Cultura Digital na BNCC, com fundamento em uma visão crítica da tecnologia, de acordo com a qual a Tecnologia deixa de ser uma conjunto de artefatos e técnicas para ser então aplicada como um objeto configurado e situado social e culturalmente, permeado de valores desde a sua concepção, sendo influenciado e influenciando as pessoas em variadas maneiras de interação. Compreende-se, assim sendo, que as Competências da BNCC, em meio às quais se configura a Cultura Digital, não devem servir somente como uma maneira de conformidade do estudante um modelo socioeconômico neoliberal, ministrando atividades e assuntos contemporâneos que objetivam a manter o sujeito integrado à sociedade segundo ela se revela. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Desafios e oportunidades | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da educação em história | pt_BR |
dc.subject | 9 o. ano | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Amazonas | pt_BR |
dc.title | Cultura digital na BNCC: desafios e oportunidades de tecnologias da educação em história do 9º ano, da educação básica no Amazonas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Pontin, Fabrício | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAIMUNDO.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.