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dc.contributor.authorFerreira, Priscila de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-03-11T18:02:47Z-
dc.date.available2025-03-11T18:02:47Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4135-
dc.description.abstractA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as competências gerais que englobam a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, a serem desenvolvidas nas etapas e modalidades que compõem a Educação Básica, no contexto nacional brasileiro. Nesse sentido, esta Pesquisa, de caráter Documental e Bibliográfica, teve como problema de investigação: “quais são os saberes docentes necessários para o desenvolvimento de competências tecnológicas previstas pela BNCC para a estratégia pedagógica?” Tendo sido estabelecido como objetivo geral: refletir sobre os saberes docentes necessários para o desenvolvimento de competências tecnológicas previstas pela BNCC para a estratégia pedagógica. O corpus investigativo está composto, no âmbito documental, pela Base Nacional Comum Curricular, e, no bibliográfico, pelas produções relativas às competências tecnológicas e aos saberes docentes. Os dados são analisados pelo método de análise de conteúdo. O estudo está inserido na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade La Salle - Minter Manaus, e do grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade - COTEDIC UNILASALLE / CNPq. Os achados da pesquisa indicam que, referente à análise sobre a BNCC, os alunos que cursam a educação básica possuem dificuldade de acesso à internet, principalmente quando há uma comparação entre regiões do Brasil. As TDIC são exploradas como ferramenta e não como recurso para aprendizagem, prevalecendo uma visão tradicionalista da educação. Referente à análise das competências tecnológicas, o docente possui um papel importante em mediar a tecnologia para aprendizagem na sala de aula, pois pode contribuir para pensar e expressar os conhecimentos e aproximar o aluno da escola e da sociedade. Porém, ainda encontram várias barreiras para empregar práticas contemporâneas tecnológicas, pois há uma deficiência de políticas públicas efetivas, de recursos e de capacitação profissional que propicie conhecimento, compreensão e exploração da tecnologia em sala de aula. Quanto aos saberes docentes, foi evidenciado que há lacunas tanto na formação inicial quanto na continuada, não instigando os professores a serem protagonistas ao explorar as tecnologias em sala de aula. Os saberes pedagógicos correspondem à forma como aprendemos com as tecnologias, o saber disciplinar identifica a congruência entre as tecnologias e os diferentes campos do conhecimento, o saber experiencial é fragilizado pela resistência dos professores em relação às tecnologias, com a não participação da inclusão digital, que é importante no processo educativo. Os saberes docentes exigem reflexão, atitude e protagonismo, nas formações inicial e continuada. Destacamos a necessidade de investimentos em políticas públicas, assegurando condições adequadas de acesso dos alunos às tecnologias, emprego de avaliação, de acordo com o novo currículo, formação e a valorização do professor.pt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectCompetências tecnológicaspt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleSaberes docentes necessários ao desenvolvimento de competências tecnológicas na educação básica: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorBackes, Luciana-
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