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http://hdl.handle.net/11690/4128
Authors: | Bezerra, Arlene do Nascimento |
Title: | A aprendizagem significativa e sua relação com as práticas pedagógicas: percepções de docentes de uma escola pública de Manaus (AM) |
Keywords: | Aprendizagem significativa;Práticas pedagógicas;Escola pública do Amazonas |
Issue Date: | 2024 |
Abstract: | A presente dissertação se insere na Linha de Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle de Canoas, RS, por meio do Mestrado Interinstitucional (Minter) - Manaus/AM. O estudo parte do seguinte problema de investigação: Como os docentes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Amazonas percebem a relação entre a aprendizagem significativa e as práticas pedagógicas? O objetivo geral consiste em: Problematizar as percepções de docentes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Amazonas acerca das relações entre a aprendizagem significativa e as práticas pedagógicas. A metodologia tem abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. A unidade de análise é uma escola pública do Amazonas. Os participantes do estudo são os docentes dos anos finais do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados foi realizada a aplicação de um questionário aos 17 professores da referida escola, dos quais obteve-se 11 respostas. Os dados foram examinados seguindo as orientações da Técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), tendo sido estabelecidas duas categorias prévias. Os resultados sinalizam que: a) os respondentes possuem uma compreensão sobre a aprendizagem significativa que se aproxima ao que estabelece Ausubel (1980, 1982), especialmente no que diz respeito à relação entre os conteúdos novos e os conhecimentos prévios do estudante, buscando contextualizá-los, bem como trazer material potencialmente significativo para os aprendizes; b) Dos 11 participantes, somente um declarou não perceber essa relação. Todos os demais fizeram uma relação direta entre as práticas pedagógicas, especialmente no que diz respeito às metodologias ativas e à postura mediadora docente e a aprendizagem significativa; c) os respondentes têm um entendimento muito próximo dos teóricos que embasaram a pesquisa, na medida em que acreditam que as práticas pedagógicas estão diretamente relacionadas com a aprendizagem significativa, uma vez que, a partir delas é possível, partindo-se de contextos que o estudante já conhece, construir nossas estruturas cognitivas. Para tanto, quanto mais significativo for o material, mais atrai a atenção dos estudantes. Além disso, sinalizaram a postura reflexiva do professor. Uma questão levantada pelos participantes da pesquisa e que não estava descrita no referencial teórico é a importância da participação da família para que a aprendizagem significativa de fato aconteça. A categoria possibilidades de aprendizagem significativa a partir das práticas pedagógicas identificou: Diagnóstico dos conhecimentos prévios e contextualização, relacionando os conteúdos ao cotidiano dos estudantes, ajudando a criar um contexto mais significativo; A utilização de materiais potencialmente significativos, selecionados ou adaptados para facilitar a conexão com os conhecimentos existentes, mostrando-se compreensíveis e relevantes para a realidade dos alunos; Protagonismo estudantil, envolvendo metodologias que permitem uma atitude ativa no processo de construção do conhecimento; A prática reflexiva e postura mediadora, que leva o docente a estar aberto à reflexão sobre a sua prática pedagógica, adaptando-a de acordo com as necessidades da turma e os objetivos educacionais. Sobre a categoria limites, ainda que os participantes da pesquisa não tenham apontado especificamente limitações para a aprendizagem significativa a partir das práticas pedagógicas, citaram a impossibilidade da aprendizagem significativa sem presença física, o que leva a pensar que as tecnologias digitais poderiam ser a causa dessa limitação. Neste sentido, mostra-se cada vez mais urgente a incorporação das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, o que exige uma formação docente que ultrapasse o domínio técnico, abrangendo também dimensões éticas e metodológicas. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Jung, Hildegard Susana |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
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