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http://hdl.handle.net/11690/4125
Authors: | Duarte, José Lucas Marques |
Title: | Impactos da covid-19 na saúde mental das pessoas que exercem cargos na gestão escolar |
Keywords: | Gestão educacional;Gestão escolar;Saúde mental;Covid-19 |
Issue Date: | 2022 |
Abstract: | Em 2019/2020 com a chegada da pandemia da COVID-19 ao mundo e seus impactos nas distintas áreas, incluindo a educação, tornou-se ainda mais relevante pesquisas no campo da educação. Diante desse quadro de adoecimentos, angústias e medos provocados pela insegurança do agente coronavírus em todo o mundo, a saúde mental tem sido um tema oportuno e se faz desejada nos mais distintos âmbitos da sociedade. Analisar a Gestão Escolar, juntamente com os demais membros da comunidade, poderá fortalecer os aspectos da própria gestão como também as relações entre ensino e aprendizagem. Diante dessa reflexão, com o olhar da psicologia humanista a presente pesquisa objetivou analisar os possíveis impactos da COVID-19 na saúde mental das/os gestoras/es das 24 escolas da rede pública municipal de Sapucaia do Sul, sob o viés da logoterapia. Tem como questão problema: Quais foram os impactos da COVID-19 na saúde mental das/os gestoras/es das 24 escolas públicas municipais de Sapucaia do Sul, cidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS, também, quais foram as estratégias utilizadas por estas/es gestoras/es durante a pandemia? Metodologicamente trabalhamos de forma qualitativa em formato estudo de caso, com os objetivos específicos: a) Contextualizar gestão educacional, pandemia e logoterapia no cenário pandêmico; b) Analisar as possíveis dificuldades e ou sofrimentos encontrados pelas/os gestoras/es no planejamento, organização e liderança para com as/os profissionais da educação; c) Identificar quais foram as estratégias adotadas pelas/os gestoras/es para realizar a gestão de suas equipes e suas demandas emocionais, bem como, das/os trabalhadoras/es em educação. Como instrumentos para coleta de dados aplicamos um questionário on-line via plataforma Google Formulários e posteriormente realizamos o Grupo Focal para fins de análise de conteúdo em Bardin (2016). Para embasamento teórico nos ancoramos em: Frankl (1997), Fossatti (2013), Luck (2015) e Libâneo (2004) entre outros, além de estudos científicos atuais que corresponderam à temática da pesquisa. Os resultados indicam que as/os profissionais que atuam na gestão escolar precisaram tomar decisões sobre suas próprias demandas profissionais e emocionais, além de direcionar a atuação trabalhista de outras/os que estavam sob suas gestões. Realizar a gestão durante a pandemia da COVID-19 foi também contingente de demandas que estavam para além das rotinas laborais, ou seja, de ordem psíquica, tendo em vista que o ambiente público e privado estavam fusionados. Para isso, as/os gestoras/es buscaram estratégias para enfrentar as adversidades desconhecidas, assumindo responsabilidades e tomando decisões sobre si e sobre as/os outras/os. Ainda, ressaltamos que houve impactos da COVID-19 na saúde mental das/os gestoras/es e comunidade escolar, haja vista que todas/os estavam sob a iminência da morte. Evidenciamos a necessidade da instauração de políticas públicas que garantam manutenção da saúde mental às/aos trabalhadoras/es em educação em um período pós pandemia. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Fossatti, Paulo |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
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