Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/4063
Authors: | Silva, Lisiane Rodrigues da |
Title: | A forma da voz: dando voz às concepções sobre bullying entre adolescentes, através da influência da animação 'a voz do silêncio' |
Keywords: | Adolescentes;Método qualitativo;Psicologia escolar;Bullying |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | O bullying é uma questão amplamente debatida devido aos seus impactos na saúde mental e no desenvolvimento de adolescentes, sendo crucial abordar o tema por meio de estratégias educativas. Este estudo investigou as mudanças nas percepções de adolescentes sobre bullying e inclusão escolar, comparando o impacto de duas intervenções psicoeducativas: a animação A Voz do Silêncio e uma cartilha educativa sobre bullying. Participaram da pesquisa 18 adolescentes, de 14 a 18 anos, divididos em dois grupos: um exposto à animação e outro à cartilha. A metodologia qualitativa incluiu questionários pré e pós-intervenção e rodas de conversa, com análise de conteúdo como método de análise de dados. Os resultados indicaram que a animação gerou maior envolvimento emocional, promovendo reflexões mais profundas e mudanças comportamentais, enquanto a cartilha consolida conhecimentos, mas teve impacto emocional limitado. Conclui-se que intervenções que combinam apelo emocional e informativo têm maior potencial para sensibilizar adolescentes sobre o bullying, sugerindo a integração de diferentes abordagens educativas no ambiente escolar. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Weydmann, Gibson Juliano |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Lisi - LISIANE RODRIGUES DA SILVA.pdf | 22,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.