Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4063
Autor(es): | Silva, Lisiane Rodrigues da |
Título: | A forma da voz: dando voz às concepções sobre bullying entre adolescentes, através da influência da animação 'a voz do silêncio' |
Palavras-chave: | Adolescentes;Método qualitativo;Psicologia escolar;Bullying |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | O bullying é uma questão amplamente debatida devido aos seus impactos na saúde mental e no desenvolvimento de adolescentes, sendo crucial abordar o tema por meio de estratégias educativas. Este estudo investigou as mudanças nas percepções de adolescentes sobre bullying e inclusão escolar, comparando o impacto de duas intervenções psicoeducativas: a animação A Voz do Silêncio e uma cartilha educativa sobre bullying. Participaram da pesquisa 18 adolescentes, de 14 a 18 anos, divididos em dois grupos: um exposto à animação e outro à cartilha. A metodologia qualitativa incluiu questionários pré e pós-intervenção e rodas de conversa, com análise de conteúdo como método de análise de dados. Os resultados indicaram que a animação gerou maior envolvimento emocional, promovendo reflexões mais profundas e mudanças comportamentais, enquanto a cartilha consolida conhecimentos, mas teve impacto emocional limitado. Conclui-se que intervenções que combinam apelo emocional e informativo têm maior potencial para sensibilizar adolescentes sobre o bullying, sugerindo a integração de diferentes abordagens educativas no ambiente escolar. |
Orientador(es): | Weydmann, Gibson Juliano |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Lisi - LISIANE RODRIGUES DA SILVA.pdf | 22,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.