Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/4060
Authors: Schumacher, Amanda Tremarin
Title: Desenvolvimento da identidade na infância e adolescência em diferentes contextos familiares
Keywords: Identidade;Adolescência;Infância;Família
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: A infância e adolescência são períodos fundamentais para o desenvolvimento, em que ocorrem importantes transformações que precisam ser consideradas em termos do desenvolvimento da identidade. O presente estudo teve como objetivo descrever como se dá a formação da identidade para crianças e adolescentes em diferentes configurações familiares. Através de uma revisão integrativa da literatura sobre o desenvolvimento da identidade na infância e adolescência em diferentes contextos familiares, procurou-se entender as influências e os desafios vivenciados nesse processo. Os estudos foram pesquisados em bases de dados nacionais a Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), PepSIC, Scielo, PubMed e Portal de Periódicos CAPES, publicados entre 2014 a 2024. Um total de 11 artigos foram recuperados. Os artigos selecionados foram aqueles que tratavam diretamente da construção da identidade. Deste modo, restaram 5 artigos, cujos estudos eram qualitativos. Os resultados apontam que fatores como estrutura familiar, interação e o papel dos cuidadores são cruciais no processo de construção da identidade, ressaltando a importância de políticas e práticas educativas que considerem a diversidade de formações familiares no apoio ao desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, além de destacar a relevância de estratégias de intervenção para promover o bem-estar e a formação de uma identidade sólida nos diversos contextos.
metadata.dc.contributor.advisor: Vivian, Aline Groff
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Conclusão de Curso (1) - Amanda Tremarin.pdf922,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.