Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4474
Autor(es): Barragan, Marcelo Rodrigues
Título: Identificação dos desafios da avaliação psicológica em surdos na perspectiva de psicólogos avaliadores
Palavras-chave: surdos;deficientes auditivos;avaliação psicológica
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Citação: BARRAGAN, Marcelo Rodrigues. Identificação dos desafios da avaliação psicológica em surdos na perspectiva de psicólogos avaliadores. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Psicologia) – Universidade La Salle, Canoas, 2025. Disponível em: https://svr-net20.unilasalle.edu.br/handle/11690/4474. Acesso em: 10 fev. 2025.
Resumo: A avaliação psicológica é um processo estruturado de investigação que subsidia a tomada de decisão do psicólogo quanto à presença, à natureza e à expressão de fenômenos psicológicos em um indivíduo. Pessoas surdas, por diferentes razões, também demandam esse tipo de intervenção profissional. Segundo o Censo do IBGE de 2022, cerca de 1,3% da população brasileira apresenta algum grau de deficiência auditiva, o que corresponde a aproximadamente 2.640.050 pessoas. A avaliação psicológica, ancorada em procedimentos científicos, engloba entrevistas, protocolos de observação e aplicação de instrumentos psicológicos. Considerando a perspectiva da inclusão, este estudo articula a avaliação psicológica ao contexto da surdez no Brasil, com o objetivo de identificar os principais desafios enfrentados por psicólogos da Região Metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul ao realizar avaliações com pessoas surdas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que combina levantamento teórico e investigação de campo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro psicólogos avaliadores e analisados com base no método de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam desafios recorrentes no processo avaliativo, indicando a persistência de desigualdades entre a avaliação de pessoas surdas e ouvintes, bem como a necessidade de avanços para a promoção de práticas verdadeiramente inclusivas.
Orientador(es): Feijó, Luan Paris
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo TCC Marcelo Barragan - MARCELO RODRIGUES BARRAGAN.pdf387,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.