Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVale Filho, Átila da Silva-
dc.date.accessioned2025-07-28T18:37:01Z-
dc.date.available2025-07-28T18:37:01Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4361-
dc.description.abstractA integração de tecnologias na educação tem se expandido de forma significativa nas últimas décadas, o que motivou o desenvolvimento do estudo da investigação, vinculada à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do Programa de PósGraduação em Educação. No cenário atual, cada vez mais marcado pela presença da tecnologia, a investigação sobre o uso do ChatGPT no ensino da língua inglesa mostra-se relevante. Neste sentido, a questão de pesquisa que orienta este estudo é: Quais são as percepções de estudantes do ensino superior de uma universidade de Manaus/AM sobre o uso do ChatGPT como ferramenta de apoio à aprendizagem da língua inglesa, especialmente nas práticas de leitura e escrita? Para responder a essa questão, definiu-se o objetivo geral: analisar as percepções de estudantes do ensino superior de uma universidade de Manaus/AM, sobre o uso do ChatGPT como ferramenta de apoio em sua aprendizagem em língua inglesa, com ênfase nas práticas de leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com suporte quantitativo, conduzida por meio de um levantamento em uma instituição de ensino particular da cidade de Manaus/AM. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado com escala Likert, aplicado a 130 estudantes dos cursos de Sistema de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação, regularmente matriculados na instituição, no segundo semestre de 2024. O instrumento de coleta consistiu em um questionário com questões fechadas em escala Likert e questões abertas, organizado em torno de três construtos teóricos: Educação Digital, Estilos de Aprendizagem e Desafios e Considerações Éticas. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatísticas descritivas, com uso de gráficos e tabelas, enquanto as respostas abertas foram tratadas a partir da técnica de análise de conteúdo, relacionando os achados empíricos às categorias teóricas discutidas. Os resultados revelam que os estudantes consideram o ChatGPT uma ferramenta útil para apoiar suas práticas de leitura e escrita em inglês, destacando a facilidade de acesso, a personalização de respostas e a motivação gerada pelo uso da IA. Entretanto, também foram apontadas limitações, como a dependência excessiva da ferramenta, dúvidas quanto à confiabilidade de algumas respostas e preocupações com o uso ético dos dados. Como recomendações, propõe-se a formação docente para o uso crítico e pedagógico de ferramentas baseadas em IA, bem como a formulação de políticas institucionais que incentivem práticas educacionais responsáveis, éticas e inclusivas com o uso do ChatGPT.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectEnsino de Inglêspt_BR
dc.subjectEducação Digitalpt_BR
dc.subjectInovação Educacionalpt_BR
dc.subjectChatGPTpt_BR
dc.titleChatGPT como ferramenta de apoio ao ensino de inglês: percepções, estilos de aprendizagem e implicações éticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorBortolaso, Ingridi Vargas-
dc.contributor.advisor2Siqueira, Mozart Lemos de-
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atila.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.