Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, Rita Tatiane Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-09T21:53:46Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09T21:53:46Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4215 | - |
dc.description.abstract | O estudo de pesquisa está situado na linha 1 – Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. O estudo focaliza a relação entre o envolvimento da família com a escola e a aprendizagem das crianças, analisando a produção científica brasileira entre 2020 e 2023. O objetivo deste estudo foi investigar como a participação da família nos processos ensino e aprendizagem de crianças foi abordada em dissertações e teses defendidas no Brasil. O estudo busca compreender como as pesquisas acadêmicas brasileiras, no período mencionado, trataram da relação entre família e escola no contexto da aprendizagem das crianças. Além disso, o estudo visa identificar os principais desafios e estratégias discutidos na literatura para fortalecer a colaboração entre família e escola. A proposta do estudo, está dividida em três capítulos. No primeiro capítulo, foi feita uma discussão teórica sobre o tema, a partir de autores em recortes de dissertações e teses. Com esses autores, buscou-se elementos que fundamentaram as discussões sobre as publicações selecionadas. No segundo capítulo, foi explicada e detalhada a metodologia de pesquisa, e no terceiro capítulo apresentou-se o mapeamento das publicações e a discussão dos dados coletados. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica. Os trabalhos identificados na BDTD oferecem uma base sólida para contextualizar e fundamentar o estudo de pesquisa em desenvolvimento, permitindo uma compreensão mais aprofundada das abordagens, metodologias e resultados previamente obtidos por outros pesquisadores. A revisão de literatura revela que o apoio e o acompanhamento dos pais nas atividades escolares contribuem significativamente para a motivação e o sucesso acadêmico das crianças. Diversos estudos apontam que a comunicação eficaz entre professores e pais, assim como a participação ativa dos familiares em eventos e reuniões escolares, são fatores essenciais para criar um ambiente propício ao aprendizado. Além disso, a literatura sugere que as famílias que estabelecem rotinas de estudo, fornecem recursos educacionais e incentivam a leitura em casa, promovem uma melhor compreensão e retenção dos conteúdos ensinados na escola. A presença de um ambiente familiar que valorize a educação e estimule o interesse pelo conhecimento também é mencionada como um componente vital para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. No entanto, o estudo também identifica desafios, como a falta de tempo dos pais devido a jornadas de trabalho extensas, a baixa escolaridade dos familiares e a ausência de políticas públicas que incentivem a integração família-escola. O estudo sugere que estratégias de apoio e programas de formação para pais podem ser soluções viáveis para superar essas barreiras. Em conclusão, a revisão de literatura enfatiza que a participação da família no processo de aprendizagem da criança é um fator crucial para o seu desenvolvimento. A colaboração entre escola e família deve ser fortalecida para proporcionar um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o crescimento pessoal e social. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Relação família-escola | pt_BR |
dc.subject | Participação da família | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A relação entre o envolvimento da família com a escola e a aprendizagem das crianças: uma análise na produção científica brasileira entre 2020 e 2023 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Trezzi, Clóvis | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rita.pdf | 762,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.