Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Jenifer do Couto | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-09T21:18:57Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09T21:18:57Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4214 | - |
dc.description.abstract | O estudo propõe construir uma estratégia pedagógica para as aulas de Artes no Ensino Fundamental, capaz de incorporar o uso de sambas-enredo como ferramenta efetiva para o engajamento dos alunos com o ambiente escolar e para o aprendizado de elementos curriculares. Inserida na linha de pesquisa "Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade La Salle, esta dissertação adota a metodologia da pesquisa de desenvolvimento (design-based research), culminando na criação de um produto educativo digital e de acesso aberto, disponível para educadores que desejem aplicá-lo em seus contextos escolares. A partir da questão investigativa sobre como as letras e performances dos sambas-enredo podem contribuir para a promoção de competências e aprendizagens significativas, o estudo constrói um percurso didático fundamentado na Base Nacional Comum Curricular, nas pedagogias de Paulo Freire, na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, nas contribuições de José Carlos Libâneo e em estudos sobre o samba de autores como Luiz Antônio Simas e Alberto Mussa. A justificativa nasce da percepção do desinteresse estudantil, acentuado no pós-pandemia, e da urgência em valorizar a cultura popular no ambiente escolar. Como resultados esperados, destaca-se que a proposta não se limita à fixação de conteúdos, mas visa estimular a autonomia, a investigação e a experiência criativa dos estudantes. A diversidade temática dos sambas-enredo permite abordagens interdisciplinares e culturalmente sensíveis, promovendo aprendizagens que transcendam o conteúdo formal. Acredita-se que o trajeto da aprendizagem, mais do que o produto final, seja o principal valor educativo, incentivando uma prática docente ética, democrática e comprometida com o protagonismo dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Samba-enredo | pt_BR |
dc.subject | Anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | O samba-enredo como linguagem mobilizadora para o ensino no componente curricular de Artes: elaboração de uma sequência didática para o município de Canoas/RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | pontin, Fabrício | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JENIFER.pdf | 6,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.