Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4209
Autor(es): Moura, Maria de Nazaré da Silva
Título: Formação continuada de professoras da educação infantil: uma reflexão acerca das demandas formativas decorrentes dos desafios cotidianos em uma escola de Manaus
Palavras-chave: Educação infantil;Formação continuada de professores;Manaus;Amazonas
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Resumo: A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, tem como problema de investigação: quais são as demandas formativas a serem contempladas numa proposta de formação continuada para as professoras que atuam na Educação Infantil de uma escola localizada em Manaus no Estado do Amazonas, considerando a realidade do contexto escolar e os desafios vivenciados por elas em suas práticas educativas cotidianas? Foi realizada em uma escola de Educação Infantil, localizada em Manaus no Estado do Amazonas, tendo como participantes nove professoras que exercem a docência nesta escola. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se insere na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, realizado no formato de Mestrado Interinstitucional entre a referida Universidade e a Faculdade La Salle Manaus. Constituem o referencial teórico do estudo os dispositivos legais que orientam a Educação Infantil e a formação dos respectivos professores, além de autores referência como: Oliveira (2020), Freire (1987), Tardif (2002), Libâneo (2011), entre outros nomes de grande importância para o estudo. Os dados, coletados por meio de um questionário semiestruturado, foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Após análise os principais achados do estudo indicam que: as professoras enfrentam muitos desafios durante a realização de suas práticas educativas cotidianas e apontaram como sendo a principal demanda a falta de formação continuada adequada às suas dificuldades e nestas a ausência de orientações claras sobre como trabalhar efetivamente a inclusão de crianças com deficiências, além de formações que são difíceis de aplicar no contexto real da sala de aula. Diante disso, visando auxiliar as professoras, formulou-se uma proposta de um programa de formação continuada para a escola pesquisada com foco na Educação Inclusiva, dividido em seis módulos, suas principais temáticas são: introdução à educação inclusiva, atendimento educacional especializado e estratégias pedagógicas para inclusão, os quais relacionam teoria e prática, proporcionando um espaço de diálogo com e entre os professores. E assim, espera-se que este trabalho contribua com a prática educativa das docentes da Educação Infantil e também com o desenvolvimento das crianças com diferentes necessidades, proporcionando um ambiente educacional inclusivo.
Orientador(es): Meinhardt, Moana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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