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dc.contributor.authorXavier, Andrea Oliveira de Carvalho-
dc.date.accessioned2025-07-02T18:54:34Z-
dc.date.available2025-07-02T18:54:34Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4207-
dc.description.abstractA presente dissertação se insere na Linha de Pesquisa 1 – Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. A questão norteadora da pesquisa consiste em: Como as teses e dissertações defendidas no Brasil entre 2019 e 2023, abordam a formação de professores de Língua Portuguesa? O objetivo geral é: Analisar as abordagens das teses e dissertações defendidas no Brasil sobre a formação de professores de língua portuguesa entre 2019 e 2023. Os objetivos específicos são: mapear as dissertações e teses defendidas entre 2019 e 2023, em Programas de Pós-graduação brasileiros, localizados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, cujo foco investigativo seja a formação de professores de língua portuguesa; identificar as abordagens sobre a formação de professores de língua portuguesa defendidas pelos autores das dissertações e teses selecionadas; apresentar as contribuições das produções de conhecimentos as abordagens dos pesquisadores sobre a formação de professores de língua portuguesa. Para a fundamentação teórica foram utilizados alguns autores como: Nóvoa (1997, 2009, 2010, 2022), Tardif (2012), 2014), Charlot (2013), Zeichner (1993), Pimenta (1996,1999, 2002), Scheibe (2008), Gauthier (2013), Saviani (2009), e outros. Foram realizados mapeamentos na plataforma: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, a partir dos descritores; Formação de professores de língua portuguesa; Formação de professores; Área de linguagens. Trata-se de uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Por meio das análises, podemos considerar que a discussão sobre a temática constitui fator pontual em diversas pesquisas realizadas em nosso país e traz a reflexão de que tanto os atuais, quanto os futuros professores e pesquisadores precisam estar atentos aos trabalhos desenvolvidos e articulados no chão da escola, pois estão partindo de formações aligeiradas centrada somente na formação técnica do professor, visando o cumprimento de questões burocráticas e em muitos casos, somente atender pré-requisitos sociais normativos, assim acabam anulando a identidade docente e não contribuem com a preparação dos profissionais da educação para atuar de forma autônoma. Isso tensiona o fazer educativo que poderia estar a serviço de uma democratização. A presente pesquisa evidenciou que na trajetória formativa são necessárias determinadas mudanças tanto nas formações de professores quanto na conscientização dos mesmos no que diz respeito as formações recebidas.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectÁrea de linguagenspt_BR
dc.titleFormação de professores de língua portuguesa: uma análise de teses e dissertações defendidas no Brasil entre 2019 e 2023pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorTrezzi, Clóvis-
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