Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2585| Authors: | Sarmento, Dirléia Fanfa Menegat, Jardelino |
| Title: | O direito à educação e as necessidades básicas de aprendizagem: a perspectiva da UNESCO |
| Keywords: | Direito à educação;Aprendizagem;UNESCO |
| Issue Date: | 2021 |
| Publisher: | Revista Eletrônica de Educação |
| Citation: | SARMENTO, D. F.; MENEGAT, J. O direito à educação e as necessidades básicas de aprendizagem: a perspectiva da UNESCO. Revista Eletrônica de Educação, v. 15, p. 1-21, 2021. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4916/1186 - Acesso em 23/02/2022. |
| Abstract: | As reflexões apresentadas são oriundas de uma pesquisa documental, cuja temática investigativa é o direito à educação e os seus modos de efetivação em diferentes contextos, realizada pelo Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade. O foco do artigo são os dispositivos sobre o direito à educação, difundidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a partir da década de 1990, que tratam desta temática. Apresenta uma análise sobre como tais dispositivos abordam as necessidades básicas de aprendizagem e a educação ao longo da vida (UNESCO, 1990, 1996, 2000, 2016). O corpus investigativo está composto por tais dispositivos. Os dados são categorizados em eixos temáticos e analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Com base na incursão analítica, destaca-se: o direito à educação pressupõe a satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, as quais transcendem a educação inicial e a formação profissional; as instituições educativas possuem o desafio de desenvolver competências nos estudantes que lhes viabilizem aprender em diferentes contextos e ao longo de suas vidas; a educação ao longo da vida é central para a educação no século XXI, pois ela contribui para a adaptação da pessoa aos desafios emergentes. |
| Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| dfsarmento.pdf | Open Access | 800,19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.