Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1263
Autor(es): Bohn, Plácio José
Título: Quando tocam os tambores: saberes e práticas nas tradições moçambicanas
Palavras-chave: Saberes;Prática tradicionais;Moçambique;Oralidade;Educação;Cultura
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: Esta dissertação procura resgatar um pouco do patrimônio cultural do povo moçambicano: os saberes e as práticas nas tradições, sua produção e transmissão. Usando o conceito de memória de Bosi, o autor faz uma análise das cartas, das fotografias e da memória-lembrança dos quatro anos que atuou como missionário lassalista na educação de Beira e de Mangunde (2003-2006), região central daquele país do sudeste africano. Utilizando-se de autores como Hampêtá Bâ, Couto, Cezerilo, Bhabha, Oliveira, Lopes e outros, dialoga com a cultura, com a identidade e com as tradições moçambicanas da Província de Sofala, perpassando suas manifestações culturais, noção de indivíduo e de tempo africano, a organização social e a família, a religião e os ritos de passagem. Ao longo da pesquisa usa os tambores como linguagem universal para fazer o resgate desta memória, por estes estarem presentes em todos os momentos e situações da vida, nos ritos e nas cerimônias. A investigação realça que a dimensão educativa dos saberes e das práticas está dentro do cotidiano da oralidade, com destaque para a sabedoria dos anciãos e a presença dos antepassados na produção e na transmissão.
Orientador(es): Silva, Gilberto Ferreira
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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