Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorArruda, Cleberli Fabiano Costa de-
dc.date.accessioned2025-06-11T21:56:14Z-
dc.date.available2025-06-11T21:56:14Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4196-
dc.description.abstractEsta tese investiga a aplicação de conceitos de gestão cultural voltados para a captação e fidelização de público, na gestão de teatros, com foco em práticas utilizadas por gestores, considerando experiências, motivações e memórias como eixos centrais. A pesquisa se fortaleceu ao usar uma abordagem metodológica mista, com análises qualitativas e quantitativas realizadas para identificar práticas eficazes e as lacunas da literatura existente. A maior parte dos desafios que a gestão dos museus enfrenta é semelhante àqueles que a gestão de equipamentos culturais, como teatros, experimenta. No entanto, o que se percebe é uma lacuna na literatura sobre como essas práticas são implementadas de fato, sobretudo em contextos brasileiros. Os resultados sugerem que a gestão por gestores que atuam priorizando a experiência do público, formação de plateia e o engajamento com a comunidade aumenta as chances de captação e fidelização de público. Estratégias de valorização de experiências e criação de locais de memória se mostraram especialmente eficazes. Ainda assim, é visível que muitos gestores enfrentam dificuldades significativas devido à falta de recursos e apoio institucional. Embora este trabalho revele a presença de práticas eficazes de gestão cultural, comprova-se que a implementação dessas práticas ainda requer atenção e formação. A geração de experiências culturais autênticas e a criação de laços emocionais com o público são imprescindíveis para a sustentabilidade destes equipamentos culturais. Assim, este trabalho contribui para a literatura ao apontar práticas de gestão cultural que podem maximizar a captação e fidelização do público de um equipamento cultural, e para o campo de atuação ao fazê-lo.pt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEquipamentos culturaispt_BR
dc.subjectPlateiapt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectMemória social.pt_BR
dc.titleEstratégias para captação e fidelização de público em teatros: explorando as motivações, experiências e memóriaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorDe Bem, Judite Sanson-
Aparece nas coleções:Tese (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEBERLI FABIANO COSTA DE ARRUDA.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.