Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4140
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dc.contributor.authorPryjma, Zezinha Santos do Carmo-
dc.date.accessioned2025-03-11T18:50:54Z-
dc.date.available2025-03-11T18:50:54Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4140-
dc.description.abstractPara que haja um ótimo desenvolvimento, sobretudo, na infância é necessária a promoção de hábitos alimentares que contribuam para a qualidade de vida. No contexto relacionado à saúde das crianças, a qualidade de vida é abordada como um indicador do estado geral de saúde e bem-estar. Desse modo, o acesso à alimentação saudável e interligada com as necessidades nutricionais básicas vem sendo uma das preocupações voltadas à qualidade de vida das crianças. Os estudantes da educação básica têm direito a uma alimentação saudável nas instituições de ensino, pois a escola é um espaço de conhecimento e discussões e deve promover momentos de reflexões sobre a saúde coletiva e a alimentação adequada dos educandos. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a relação de hábitos alimentares e a obesidade em alunos da Escola Estadual Brigadeiro João Telles Ribeiro, Manaus (AM). A partir disso, os seguintes objetivos específicos (e suas respectivas metodologias) utilizaram a metodologia quali-quantitativa: i) Levantar dados antropométricos (IMC) dos estudantes dos estudantes junto à SEDUC; ii) Avaliar os hábitos alimentares de alunos dentro do ambiente escolar, a partir da dieta ofertada, qual cada aluno da amostra será acompanhado; iii) Avaliar os hábitos alimentares domiciliares por meio de entrevista junto aos alunos; iv) Avaliar a relação entre os dados antropométricos (IMC) e hábitos alimentares dos estudantes através de teste estatístico; v) Desenvolver uma oficina sobre hábito alimentares, com foco em professores e alunos. Os 52 estudantes foram categorizados em três classes (eutrofia, sobrepeso e obesidade). Grande parte dos estudantes, no período analisado, estavam em eutrofia. Os estudantes nas categorias sobrepeso e obesidade demonstraram uma tendência maior à repetição de porções de alimentos de alta densidade calórica durante as refeições oferecidas pela escola. A análise estatística revelou uma diferença significativa entre as categorias e a soma das porções consumidas no refeitório. A obesidade infantil é uma condição multifatorial, influenciada por fatores genéticos, comportamentais, sociais, econômicos e ambientais. Este estudo reforça que o estado nutricional dos estudantes está relacionado não apenas aos hábitos alimentares individuais, mas também ao ambiente familiar, às condições socioeconômicas e ao ambiente escolar.pt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleAvaliação da relação entre hábitos alimentares e obesidade na Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, Manaus (AM)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorALMERÃO, MAURÍCIO PEREIRA-
dc.contributor.advisor2ARAUJO, CARINA DE-
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

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