Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4136
Autor(es): Ozier, Lucas de Souza
Título: Tendências em educação matemática presentes nas práticas educativas de professores do ensino médio em uma escola estadual de Anori (AM)
Palavras-chave: Abordagem pedagógica;Planejamento curricular;Formação de professores;Práticas educativas;Educação matemática.
Data do documento: 2024
Resumo: A formação de professores de matemática tem sido uma temática recorrente nas pesquisas no campo da Educação Matemática quando se busca identificar as práticas desenvolvidas na Educação Básica. Este trabalho, em nível de mestrado, insere-se na Linha de Pesquisa formação de professores, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle e tem como problema de investigação: Como as diferentes tendências em Educação Matemática, estudadas durante a formação inicial e continuada, estão sendo abordadas nas práticas educativas de professores que exercem a docência no Ensino Médio na Escola Estadual Presidente Costa e Silva, no município de Anori/AM. Tem como objetivo problematizar as tendências em Educação Matemática presentes nas práticas educativas de professores que exercem a docência no Ensino Médio, no contexto de uma Escola Estadual do Município de Anori/AM. A metodologia, de abordagem qualitativa, constituiu-se em estudo de caso, possibilitando coletar dados por meio de questionário anônimo (Google forms) e de documentos normativos da Escola em estudo, como o projeto político pedagógico (PPP) e os planos de estudos de Matemática. Constatou-se que, apesar dos desafios estruturais, os professores buscam integrar metodologias inovadoras, buscando tornar o ensino da matemática mais contextualizado e significativo. As práticas de ensino de matemática investigadas nesta pesquisa mostram que a contextualização, o uso de recursos tecnológicos e a valorização da cultura local são estratégias promissoras que aproximam a matemática da vida dos alunos e ampliam seu potencial transformador.
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS DE SOUZA OZIER.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.