Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4077
Autor(es): Dias, Sandra Vivian
Título: Os grupos reflexivos para homens contribuem na redução da reincidência da violência doméstica contra a mulher? revisão integrativa
Palavras-chave: Grupos Reflexivos;Violência Conjugal;Violência de Gênero;Violência Doméstica
Data do documento: 2024
Editor: Universidade La Salle
Resumo: Os Grupos Reflexivos de Gênero (GRs) surgiram como uma alternativa para o cumprimento de medida judicial imposta aos Homens Autores de Violência (HAV), conforme previsto pela Lei no 11.340 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha. Assim, o presente trabalho buscou, através de uma revisão integrativa, examinar a eficácia dos grupos reflexivos com HAV, conforme previsto pelos artigos 35 e 45 da mesma lei. Como conclusão, foi verificada a eficácia dos GRs na redução da reincidência e na prevenção dos episódios de violência. Foi também possível apurar que os modelos epistemológicos das intervenções devem contemplar as abordagens reflexivas e responsabilizantes com enfoque nas construções de gênero e das masculinidades hegemônicas. Como limitações, os estudos aqui descritos identificaram a necessidade de maiores estudos e investimentos em indicadores para avaliação do pós- grupo e para a definição dos parâmetros adotados no conceito de reincidência.
Orientador(es): Feijó, Luan Paris
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO- Artigo - SANDRA VIVIAN DIAS.pdf233,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.