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dc.contributor.authorPies, Lucas Almeida-
dc.date.accessioned2025-01-20T17:25:30Z-
dc.date.available2025-01-20T17:25:30Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4073-
dc.description.abstractEsse ensaio teórico aborda o fenômeno da tecnificação e digitalização da vida na contemporaneidade em sua relação com o processo da vasta produção, veiculação e circulação de imagens na atualidade, investigando seus efeitos sobre os processos de subjetivação e cultura. O trabalho problematiza a experiência do sujeito nas plataformas digitais, destacando a falta de um campo dialético na interação com as imagens, o que leva à crescente precariedade dos processos de subjetivação. Com uma abordagem teórica em diálogo com conceitos de Walter Benjamin [1936/1955 (2013)], Vilém Flusser (1985), Didi- Huberman (2010), Christoph Türcke (2010) e Hartmut Rosa (2019), o ensaio discute como a reprodutibilidade técnica das imagens em sua versão atual contribui para a superficialização da percepção e empobrecimento da sensibilidade. Conclui-se que é necessário resgatar a capacidade das imagens de provocar reflexão e restabelecer uma relação dialética entre sujeito e imagem, de modo a favorecer processos de criação subjetiva e cultural capazes de dar lugar à potência da vida como processo de (trans)formação.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectTécnicapt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.subjectCultura Digitalpt_BR
dc.titleTecnificação e digitalização da vida nas imagens que “não fazem falta”: o apagamento da dialética nos processos de subjetivaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.location.countryBrasil-
dc.contributor.advisorRatto, Cleber Gibbon-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.degree.graduationPsicologia-
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)



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