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http://hdl.handle.net/11690/4065
Autor(es): | Andrade, Ciele de |
Título: | A formação no estágio supervisionado específico em psicologia nas clínicas-escola universitárias |
Palavras-chave: | Psicologia;Serviço-escola de Psicologia;Estágio em Psicologia;Clínica-escola |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | O estágio supervisionado em Psicologia tem o objetivo de promover práticas integrativas de ordem sociocultural que suscitem o conhecimento obtido no percurso acadêmico, inserindo o estagiário em demandas e situações reais, além de ser o catalisador do processo de se pensar psicólogo e dar início à carreira profissional. O objetivo da pesquisa é analisar como a prática de estágio em Serviços/Clínicas Escola de Psicologia contribui para a formação do profissional psicólogo. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, descritivo e exploratório. Os dados foram coletados por meio de um formulário online estruturado que convida o participante a contar sua trajetória acadêmica no serviço-escola e o impacto na sua vida profissional. A pesquisa teve maior adesão de mulheres, que representaram 85,7% (n=30), bem como alta percepção de que a supervisão clínica no ambiente de estágio é um diferencial positivo dos Serviços-Escola de Psicologia, juntamente das participações em eventos universitários. A maioria dos estudantes realizou carga horária igual ou superior a dez horas semanais e concluíram de oito a vinte e quatro meses de estágio, tempo este que fora dividido com dez ou mais colegas, conforme 77,1% (n=27) dos participantes responderam. Destes, mais pessoas demonstraram interesse em realizar uma formação lato sensu do que stricto sensu. Os resultados indicam que profissionais que realizaram estágio supervisionado em Serviços-Escola de Psicologia avaliaram a experiência como positiva, destacando o preparo recebido conforme as expectativas do Ministério da Educação. O apoio durante o estágio incluiu acolhimento e incentivo à exploração e entendimento do conhecimento. No entanto, os SEPs têm dificuldades em sistematizar informações e produzir conhecimento além do meio acadêmico. A pesquisa enfrentou limitações devido à baixa adesão e foco regional, sugerindo futuras pesquisas com maior diversidade de participantes e análise qualitativa das experiências vividas. |
Orientador(es): | Feijó, Luan Paris |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia) |
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