Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4061
Autor(es): Carvalho, Isaura Lisiane Silva de
Título: Um ensaio teórico sobre os impactos psicológicos do superendividamento
Palavras-chave: Superendividamento;Saúde Mental;Estigma Social
Data do documento: 2024
Editor: Universidade La Salle
Resumo: O superendividamento é a condição em que uma pessoa não consegue mais pagar suas dívidas de forma regular, o que pode levar à perda do controle financeiro e a um ciclo de endividamento crescente. O superendividamento é, muitas vezes, resultado de uma série de fatores como o uso excessivo de crédito, desemprego, doenças, emergências imprevistas ou devido às desigualdades sociais do país. As pressões financeiras podem impactar negativamente a saúde mental de uma pessoa, levando a problemas como depressão, transtornos de ansiedade, insônia, e dificuldades de relacionamento. Além disso, o estigma social associado ao endividamento pode agravar ainda mais o sofrimento emocional, pois a pessoa pode se sentir isolada ou rejeitada pela sociedade. É importante compreender que o superendividamento não é apenas uma questão financeira, pois envolve uma carga psicológica, que exige uma abordagem multidisciplinar, que envolva tanto o apoio financeiro quanto o cuidado com a saúde mental. Programas de reeducação financeira, terapia e apoio social são fundamentais para a recuperação tanto econômica quanto emocional da pessoa afetada.
Orientador(es): Weydmann, Gibson Juliano
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um ensaio teórico sobre os impactos psicológicos do superendividamento - ISAURA LISIANE SILVA DE CARVALHO.pdf145,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.