Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3956
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dc.contributor.authorFarias, Valéria Teresinha-
dc.date.accessioned2024-08-16T17:02:54Z-
dc.date.available2024-08-16T17:02:54Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3956-
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de trazer a percepção de vinte e cinco anos de trabalho realizado em uma instituição educacional pública pertencente a uma zona de vulnerabilidade social bastante acentuada. São vários os problemas ocorridos na instituição educacional, especificamente na escola pública, a qual faz parte de um sistema institucional que impossibilita o trabalho com as singularidades dos alunos. Os atravessamentos são muitos, dentre eles: o que já está instituído através de regras, normas e pareceres; e o instituinte que procura ter voz e vez na construção do seu espaço dentro da instituição como sujeito. O que já está instituído traz como resultado a falta da subjetividade, tornando a escola vazia de significados e promovendo o exercício da conformidade e obediência. Desta forma, tanto a psicologia social quanto a psicanálise poderão auxiliar nesta construção das singularidades, embora com campos diferentes de atuação, trabalham comumente a compreensão dos comportamentos, pensamentos e emoções, uma no aspecto social de constituição grupal e a outra no individual, na constituição do ser e das relações com os outros através das instituições. Partindo da Lei no 13.935/2019 que determina a presença de um psicólogo nas instituições escolares públicas, atuando como articulador de saúde mental da comunidade escolar, percebemos que a clínica psicanalítica também pode estar a serviço das possíveis demandas escolares. Ela vai ao encontro da psicologia social no momento em que estuda a relação do indivíduo com a sociedade, observa comportamentos e tenta entender como o sujeito é influenciado pelo ambiente social em que está inserido.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPsicologia Socialpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleUm olhar para a escola pública sob a perspectiva da psicologia social e da psicanálisept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.location.countryBR-
dc.contributor.advisorGaravelo, Leonardo Martins Costa-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.degree.graduationPsicologia-
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

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