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http://hdl.handle.net/11690/3956
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Farias, Valéria Teresinha | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-16T17:02:54Z | - |
dc.date.available | 2024-08-16T17:02:54Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3956 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo de trazer a percepção de vinte e cinco anos de trabalho realizado em uma instituição educacional pública pertencente a uma zona de vulnerabilidade social bastante acentuada. São vários os problemas ocorridos na instituição educacional, especificamente na escola pública, a qual faz parte de um sistema institucional que impossibilita o trabalho com as singularidades dos alunos. Os atravessamentos são muitos, dentre eles: o que já está instituído através de regras, normas e pareceres; e o instituinte que procura ter voz e vez na construção do seu espaço dentro da instituição como sujeito. O que já está instituído traz como resultado a falta da subjetividade, tornando a escola vazia de significados e promovendo o exercício da conformidade e obediência. Desta forma, tanto a psicologia social quanto a psicanálise poderão auxiliar nesta construção das singularidades, embora com campos diferentes de atuação, trabalham comumente a compreensão dos comportamentos, pensamentos e emoções, uma no aspecto social de constituição grupal e a outra no individual, na constituição do ser e das relações com os outros através das instituições. Partindo da Lei no 13.935/2019 que determina a presença de um psicólogo nas instituições escolares públicas, atuando como articulador de saúde mental da comunidade escolar, percebemos que a clínica psicanalítica também pode estar a serviço das possíveis demandas escolares. Ela vai ao encontro da psicologia social no momento em que estuda a relação do indivíduo com a sociedade, observa comportamentos e tenta entender como o sujeito é influenciado pelo ambiente social em que está inserido. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Social | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.title | Um olhar para a escola pública sob a perspectiva da psicologia social e da psicanálise | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.location.country | BR | - |
dc.contributor.advisor | Garavelo, Leonardo Martins Costa | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.degree.graduation | Psicologia | - |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia) |
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Trabalho de conclusão - VALÉRIA TERESINHA FARIAS.pdf | 182,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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