Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Rosane de-
dc.date.accessioned2024-07-26T23:11:08Z-
dc.date.available2024-07-26T23:11:08Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3943-
dc.description.abstractEste estudo se insere na linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais, do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle e tem por objetivo identificar a influência da memória de alunos na escolha de uma graduação, a fim de aumentar o índice de alunos frequentando um curso superior, dando a eles embasamentos de que é possível concluir uma graduação, independente da sua classe social ou do histórico familiar acadêmico. Como objetivos específicos temos: analisar como o ambiente, o histórico familiar e o nível escolar e social dos pais interferem no interesse pela graduação; coletar dados para construir uma base sólida das ações que a escola precisa desenvolver para estimular nossos alunos a continuar seus estudos e construir um produto que sirva como instrumento de incentivo aos alunos, despertando neles o interesse pelo ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários. A pesquisa foi composta por alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Natálio Vassoler, escola situada no município de Forquilhinha – SC. Conceitos de memória, memória social, ensino médio, educação e trabalho foram abordados neste estudo assim como autores como Halbwachs, Tedesco e Candau. Como produto final do mestrado profissional foi criado um vídeo, que apresentou a Escola de Educação Básica Natalio Vassoler, onde foi realizada toda a pesquisa, com depoimentos de ex- alunos mostrando sua trajetória e incentivando os atuais alunos a continuarem seus estudos acadêmicos. Os resultados demostraram a importância de ações de incentivo como essas e ações de caráter informativo, como vestibulares, ENEM, bolsas de estudos e ensino EAD, para que esses jovens tenham todas as ferramentas disponíveis para cursar uma graduação.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.titleInfluência da memória de alunos na escolha da carreira dos concluintes do ensino médio da Escola Educação Básica Natálio Vassoler do município de Forquilhinha - SCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorFerreira, Rute Henrique da Silva-
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - ROSANE DE OLIVEIRA - 02 (1).pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.