Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3943
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Rosane de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-26T23:11:08Z | - |
dc.date.available | 2024-07-26T23:11:08Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3943 | - |
dc.description.abstract | Este estudo se insere na linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais, do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle e tem por objetivo identificar a influência da memória de alunos na escolha de uma graduação, a fim de aumentar o índice de alunos frequentando um curso superior, dando a eles embasamentos de que é possível concluir uma graduação, independente da sua classe social ou do histórico familiar acadêmico. Como objetivos específicos temos: analisar como o ambiente, o histórico familiar e o nível escolar e social dos pais interferem no interesse pela graduação; coletar dados para construir uma base sólida das ações que a escola precisa desenvolver para estimular nossos alunos a continuar seus estudos e construir um produto que sirva como instrumento de incentivo aos alunos, despertando neles o interesse pelo ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários. A pesquisa foi composta por alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Natálio Vassoler, escola situada no município de Forquilhinha – SC. Conceitos de memória, memória social, ensino médio, educação e trabalho foram abordados neste estudo assim como autores como Halbwachs, Tedesco e Candau. Como produto final do mestrado profissional foi criado um vídeo, que apresentou a Escola de Educação Básica Natalio Vassoler, onde foi realizada toda a pesquisa, com depoimentos de ex- alunos mostrando sua trajetória e incentivando os atuais alunos a continuarem seus estudos acadêmicos. Os resultados demostraram a importância de ações de incentivo como essas e ações de caráter informativo, como vestibulares, ENEM, bolsas de estudos e ensino EAD, para que esses jovens tenham todas as ferramentas disponíveis para cursar uma graduação. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Memória social | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Carreira profissional | pt_BR |
dc.title | Influência da memória de alunos na escolha da carreira dos concluintes do ensino médio da Escola Educação Básica Natálio Vassoler do município de Forquilhinha - SC | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Rute Henrique da Silva | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - ROSANE DE OLIVEIRA - 02 (1).pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.