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http://hdl.handle.net/11690/3101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Gilberto Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Fuchs, Henri Luiz | - |
dc.contributor.author | Munsberg, João Alberto Steffen | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T14:51:48Z | - |
dc.date.available | 2022-06-02T14:51:48Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MUNSBERG, J. A. S.; SILVA, G. F.; FUCKS, H. Uma proposta pedagógica na perspectiva da decolonialidade em contexto brasileiro. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO DESAFIOS CONTEMPOR NEOS DAS SOCIEDADES IBERO-AMERICANAS, 4., 2021. Criciuma, Santa Catarina. Anais [...]. Criciuma, Santa Catarina: UNESC, 2021, v. 6., p. 24-32. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3101. Acesso em: 02 jun. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3101 | - |
dc.description.abstract | Esta reflexão tem como objetivo analisar a potencialidade do Ensino Médio Politécnico como proposta pedagógica inscrita na perspectiva da educação intercultural decolonizadora. Metodologicamente, trata-se de pesquisa de campo do tipo analítica, com abordagem qualitativa. A produção dos dados foi realizada em 2014, mediante aplicação de questionário a 658 estudantes e 30 professores coordenadores do Seminário Integrado, em 30 escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. Na análise dos dados e discussão dos resultados utilizaram-se a técnica de análise temática de Gibbs e a análise discursiva bakhtiniana. Como ancoragem teórica, pressupostos de Walsh, dentre outros, alicerçaram a pesquisa. Prospectando significações e sentidos nos discursos das quatro instâncias educacionais – regulatória, discente, docente e teórica –, constatou-se que: a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem foco no protagonismo juvenil; o protagonismo juvenil oportuniza a preparação para a intervenção na realidade; a atuação crítica na sociedade transforma a realidade; protagonismo e intervenção na realidade são pressupostos da interculturalidade; a interculturalidade constitui-se em estratégia para a decolonialidade. Confirma-se, pois, que a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem potencial para ser implementada na perspectiva da educação intercultural decolonizadora | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UNESC | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo juvenil | pt_BR |
dc.subject | Intervenção na realidade | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.title | Uma proposta pedagógica na perspectiva da decolonialidade em contexto brasileiro. | pt_BR |
dc.type | Pesquisa apresentada em evento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Apresentação em Eventos (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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