Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4376
Autor(es): Vasconcelos, Guilherme Ayres
Título: Avaliação sobre a inteligência artificial generativa em escrita acadêmica: uma abordagem computacional
Palavras-chave: Inteligência artificial;Modelos de linguagem;Escrita acadêmica;Ética acadêmica;Análise de ferramentas
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Resumo: Este trabalho avalia a potência e as implicações técnicas do uso de modelos de linguagem natural, no suporte à escrita acadêmica, com foco na análise de suas funcionalidades, desempenho, limitações e dilemas éticos. Nas últimas décadas, a inteligência artificial (IA) tem se expandido para diversas áreas do conhecimento, transformando práticas cotidianas e processos produtivos. Com o avanço recente dos modelos de linguagem, observou-se uma intensificação do uso de IA generativa em ambientes acadêmicos. O estudo justifica-se pela crescente presença dessas ferramentas no cotidiano universitário, tornando essencial compreender seu impacto real. A metodologia adotada é de natureza aplicada, com abordagem mista, envolvendo revisão bibliográfica, testes padronizados com modelos como ChatGPT, Copilot e Gemini, e aplicação de questionários a estudantes de cursos de graduação. Os objetivos específicos são: analisar o uso prático dessas tecnologias, identificar seus pontos fortes e limitações, verificar a confiabilidade das informações, comparar sua performance e investigar os riscos éticos associados. Espera-se, com isso, oferecer uma análise técnica e crítica sobre o funcionamento e as possibilidades dessas ferramentas no contexto acadêmico.
Orientador(es): Backes, Luciana
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

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