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http://hdl.handle.net/11690/4358
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Witt, Maura Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-25T21:37:10Z | - |
dc.date.available | 2025-07-25T21:37:10Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4358 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo apresentar o resultado da experiência de estágio, no processo de formação acadêmica no Curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade LaSalle, Canoas/RS. O campo de estágio foi na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, localizado na Rua Antônio Estanislau, Bairro Santa Rita, no Município de Três Cachoeiras, R/S. O período do estágio curricular obrigatório foi de agosto de 2022 a julho de 2023. O trabalho ocorreu a partir da intervenção do Assistente Social no grupo de mulheres/mães acompanhadas na APAE, através de entrevistas e rodas de conversas. O tema norteador das discussões foram os desafios e as possibilidades dos filhos com deficiência, abordando a superproteção, a autonomia e estratégias para o fortalecimento dos vínculos nas relações familiares. O objetivo geral do projeto foi promover um espaço reflexivo para as mulheres/mães com filhos com deficiência, que frequentam a APAE, a fim de oportunizar trocas de experiências, fortalecendo sua função protetiva na perspectiva do protagonismo de seus filhos. Os objetivos específicos, promover os grupos a fim de socializar suas dúvidas e experiências; ofertar palestras socioeducativas com informações para o acesso aos direitos sociais e fortalecer sua função protetiva; proporcionar um acolhimento coletivo e ou individual para as mulheres/mães refletir sobre os seus diferentes papéis sociais. O projeto de intervenção foi desenvolvido com a participação de 5 mulheres/mães com filhos com deficiência. A metodologia do projeto definiu a Teoria Social Crítica, e o método materialista histórico. O trabalho é de natureza descritivo, com abordagem qualitativa. Os principais instrumentos utilizados foram as entrevistas, escuta e o grupo reflexivo. O projeto buscou em todo seu processo proporcionar um espaço coletivo de fortalecimento para as participantes, diante das vivências que as fragilizam em seu cotidiano. A técnica de grupos seguiu o modelo de Pichon Riviére. Os principais resultados do projeto foram o reconhecimento das mulheres de seus papéis sociais; a compreensão dos desafios de ter um filho com deficiência, mas que há possibilidades em desenvolver autonomia; a necessidade do autocuidado, de garantir um momento de leitura, alguma atividade física e a importância de ter um espaço coletivo de trocas, de fortalecimento que oferte informações potencializando a função protetiva da família. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Mães | pt_BR |
dc.subject | Filhos com Deficiência | pt_BR |
dc.title | O serviço social e o terceiro setor: uma reflexão acerca dos desafios e possibilidades do assistente social na APAE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | - |
dc.contributor.advisor | Dihl, Estelamaris De Barros | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.degree.graduation | Serviço Social | - |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Entrega Maura Cardoso Witt.doc.pdf | 346,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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