Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4320
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Thaisa Polyana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T22:42:48Z | - |
dc.date.available | 2025-07-23T22:42:48Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4320 | - |
dc.description.abstract | O Projeto de Vida é uma estratégia pedagógica que visa orientar os alunos na construção de suas trajetórias pessoais e profissionais, estimulando o autoconhecimento, o protagonismo juvenil e o planejamento de metas futuras. Este estudo tem como objetivo investigar o impacto do Projeto de Vida no desenvolvimento dos estudantes do Ensino Médio, com foco em um estudo de caso do Colégio La Salle Zé Doca, localizado no Maranhão. Trata-se de um relato de experiência das vivências do estágio supervisionado do curso de Serviço Social, que permitiu a observação direta das práticas pedagógicas e das dinâmicas de orientação dos alunos. A pesquisa explorou como essa abordagem contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes, destacando aspectos como autoestima, motivação e a preparação para o mercado de trabalho. Com base na análise qualitativa dos dados, concluiu-se que o Projeto de Vida tem um papel fundamental na formação dos jovens, especialmente no contexto de vulnerabilidade social. O trabalho destaca ainda a importância da atuação do Serviço Social na escola, integrando ações que potencializam a inclusão, o acesso aos direitos e o apoio ao desenvolvimento dos projetos de vida dos estudantes. A pesquisa evidencia que, ao promover o empoderamento dos jovens, o Projeto de Vida contribui significativamente para o sucesso acadêmico e para a construção de um futuro mais promissor. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Projeto de vida | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento estudantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Projeto de vida e suas implicações no desenvolvimento dos estudantes ensino médio: um estudo de caso no Colégio La Salle Zé Doca | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | - |
dc.contributor.advisor | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.degree.graduation | Serviço Social | - |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thaisa Polyana da Silva Bezerra.pdf | 184,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.