Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3118
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBackes, Luciana-
dc.contributor.authorBoit, Érica Cecília Noronha da-
dc.date.accessioned2022-06-02T18:57:18Z-
dc.date.available2022-06-02T18:57:18Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBOIT, E. C. N.; BACKES, L. A construção do conhecimento científico na contação de histórias: O protagonismo em crianças do ensino fundamental. Cenas Educacionais, Caetité, BA, v. 5, e12583, p. 1-28, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/12583/9350. Acesso em: 02 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3118-
dc.description.abstractA construção do conhecimento de forma contextualizada com a realidade da criança e com uma sociedade múltipla ainda é um grande desafio para a Educação Brasileira. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender o desenvolvimento do protagonismo infantil na construção do conhecimento científico por meio da prática pedagógica explorando a contação de histórias em uma escola da rede pública municipal de ensino. A pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, baseia-se na realização e observação das práticas pedagógicas em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, no estado Rio Grande do Sul, Brasil. As discussões ocorrem no contexto da pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade - COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Os dados empíricos são os registros das atividades dos educandos e anotações da professora. Assim, reflete-se sobre o protagonismo infantil na construção do conhecimento científico por meio da elaboração de hipóteses, experiências e ação cognitiva, e na contação de histórias para a contextualização dos conhecimentos e elaboração de metáforas. A partir desta pesquisa, procura-se aproximar a criança do fazer científico, refutando a ideia de que o conhecimento está pronto, imutável e deve ser somente memorizado. O desenvolvimento do protagonismo se dá por meio de práticas pedagógicas: em que as crianças tem vez e voz e seus conhecimentos legitimados; que contemplam a autonomia, a ação cognitiva, a autoria e o senso crítico para a construção de novos conhecimentos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUNEBpt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectConstrução de Conhecimentopt_BR
dc.subjectEducação Escolar Básicapt_BR
dc.subjectProcesso de EnsinoAprendizagempt_BR
dc.titleA construção do conhecimento científico na contação de histórias: O protagonismo em crianças do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lbackes.pdfOpen Access338,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.