Skip navigation
DSpace logo
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Estatísticas
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Unilasalle
  1. DSpace Unilasalle

Novos documentos depositados RSS Feed RSS Feed RSS Feed

A ascensão profissional da mulher na advocacia brasileira: barreiras, desafios e complexidade Visualizar

Esta dissertação analisa os mecanismos que dificultam a ascensão profissional das mulheres na advocacia brasileira, focando nas barreiras estruturais, culturais e simbólicas que perpetuam as desigualdades de gênero dentro dessa profissão. A pesquisa explora a inclusão feminina na advocacia ao longo da história, destacando as transformações sociais, políticas e legislativas que impulsionaram a maior presença feminina no setor jurídico, mas que ainda não garantiram igualdade nas oportunida...

Mulheres em vulnerabilidade social: a contribuição da atividade física para a melhora da qualidade de vida em uma comunidade de Manaus Visualizar

Introdução: A Organização Mundial da Saúde (OMS) define qualidade de vida (QV) como a percepção do indivíduo sobre sua inserção no contexto cultural e nos valores em que vive, considerando seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Com isso, o Projeto “Mulheres em Vulnerabilidade Social: A Contribuição da Atividade Física para a Melhora da Qualidade de Vida em uma Comunidade em Manaus (AM)“. Este estudo investiga a percepção da qualidade de vida de mulheres em situação de vul...

A informação previdenciária frente ao processo de transformação digital do INSS: uma abordagem a partir da Sociologia reflexiva de Pierre Bordieu Visualizar

A digitalização dos serviços previdenciários no Brasil, por meio da plataforma do Meu INSS, trouxe avanços significativos na modernização da Administração Pública, mas também desafios relacionados à acessibilidade, transparência e inclusão digital. Esta dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE, na linha de pesquisa 1 – Efetividade do Direito na Sociedade, analisa os impactos da transformação digital no acess...

Caminhos para a construção de equidade de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: articulações entre políticas públicas, intencionalidade docente e feminização do magistério Visualizar

A presente tese partiu de problemáticas da sala de aula e foi desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Lasalle. Entre elas destacamos as constatações sobre o magistério e a sua feminização, muitas vezes, a observação do não protagonismo docente, a cristalização de alguns padrões cisheteronormativos nas mediações diárias na escola e os dados estatísticos que demonstram que as mulheres, mesmo se qualificando mais, ainda se mantém com salários mais baixo...

A relação entre o envolvimento da família com a escola e a aprendizagem das crianças: uma análise na produção científica brasileira entre 2020 e 2023 Visualizar

O estudo de pesquisa está situado na linha 1 – Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. O estudo focaliza a relação entre o envolvimento da família com a escola e a aprendizagem das crianças, analisando a produção científica brasileira entre 2020 e 2023. O objetivo deste estudo foi investigar como a participação da família nos processos ensino e aprendizagem de crianças foi abordada em dissertações e teses ...

O samba-enredo como linguagem mobilizadora para o ensino no componente curricular de Artes: elaboração de uma sequência didática para o município de Canoas/RS Visualizar

O estudo propõe construir uma estratégia pedagógica para as aulas de Artes no Ensino Fundamental, capaz de incorporar o uso de sambas-enredo como ferramenta efetiva para o engajamento dos alunos com o ambiente escolar e para o aprendizado de elementos curriculares. Inserida na linha de pesquisa "Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade La Salle, esta dissertação adota a metodologia da pesquisa de desenvolvimento (des...

Práticas educativas e culturas indígenas: um projeto de trabalho interdisciplinar e intercultural nos anos iniciais do ensino fundamental Visualizar

A presente investigação aborda a temática das culturas indígenas no contexto escolar não indígena, a partir da obrigatoriedade do estudo das histórias e das culturas indígenas e afro-brasileiras nos estabelecimentos de ensino fundamental. O objetivo geral consiste em refletir sobre a abordagem das culturas indígenas no contexto escolar, a partir do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar com os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental da escola Irmão Pedro, da rede municip...

A efetividade dos direitos fundamentais e o acesso à justiça do trabalho: um estudo sobre a situação dos trabalhadores imigrantes no Rio Grande do Sul Visualizar

A pesquisa está relacionada à linha de investigação sobre a efetividade do direito na sociedade, com o objetivo de estudar a concretização dos direitos formalmente protegidos e as garantias materiais para sua tutela por meio do acesso à Justiça do Trabalho. Busca, desta forma, compreender a interconexão entre o Direito e a materialização dos direitos tutelados pelo Estado, especialmente no que diz respeito à situação dos trabalhadores imigrantes e ao papel do aparato estatal em assegurar...

Contribuições de práticas com tecnologias assistivas para ações formativas dos professores de AEE em comunidades de aprendizagens Visualizar

A pesquisa-ação tem como problemática investigativa: “Quais são as contribuições de práticas com Tecnologias Assistivas desenvolvidas por professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado, na rede municipal de Canoas/RS, para ações formativas em comunidades de aprendizagem?” A pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, através da seguinte linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. O referencial teórico e...

A contribuição da formação inicial e continuada dos professores de matemática para a transição entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental: a temática números em foco Visualizar

A formação inicial e continuada de professores de matemática desempenha um papel fundamental na promoção do direito à educação de qualidade e, por conseguinte, na garantia dos demais direitos essenciais à dignidade humana. Essa pesquisa se enquadra na Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Teorias, e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e tem como objetivo geral investigar a contribuição da formação inicial e continuada para práticas...

Comunidades do repositório

Clique em uma comunidade para ver suas coleções

Logo

DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Logo

GRADUAÇÃO

Logo

PÓS-GRADUAÇÃO

Busca facetada

Autor
  • 3 Carvalho, Rafael Henrique Oliveir...
  • 3 Caser, Eliana B.
  • 3 Castro, Stela Maris de Jezus
  • 3 Cezar, Cláudia Regina
  • 3 Christmann, Juliana Pugliese
  • 3 Cioato, Stefania G.
  • 3 Constante, Simone Luz Ferreira
  • 3 Corrêa, Michael Dias
  • 3 Corrêa, Thiago D.
  • 3 Costa, Claiton Oliveira da
  • . < anterior próximo >
Assunto
  • 215 Educação
  • 101 Memória
  • 91 Memória social
  • 82 Emprego
  • 80 Mercado de Trabalho
  • 78 Políticas Públicas
  • 64 Direito
  • 48 Cultura
  • 45 Formação de professores
  • 37 Aprendizagem
  • . próximo >
Data de Publicação
  • 1907 2020 - 2025
  • 1272 2010 - 2019
  • 15 2000 - 2009
Has File(s)
  • 3192 true
  • 2 false
Tema criado por Logo CINECA

DSpace Software Copyright © 2002-2010 Duraspace - Contato com a administração

Biblioteca Universidade La Salle

Av. Vítor Barreto, 2288 – Centro | Canoas – RS | CEP - 92010-000

Telefone: (51) 3476-8500

www.unilasalle.edu.br